
FIMOSE
Como começamos
Fimose é uma condição em que, no pênis humano, o prepúcio não pode ser completamente retraÃdo para expor totalmente a glande. A dificuldade em expor a glande ocorre quando o prepúcio possui um anel muito estreito, ou seja, a abertura do prepúcio é muito pequena para que se possa expor a glande. O problema pode ser de origem congênita ou adquirida.
Complicações
A fimose pode se complicar quando ocorre a parafimose, onde a glande é exposta mas o estreitamento no prepúcio impede que seja recolhida, levando a estrangulamento da glande, ou quando impede a higiene adequada, levando a uma propensão a infecções (balanopostites).
Tratamento
O fimose pode ser retirada por meio de cirurgia (circuncisão ou prepucioplastia), geralmente realizada por um urologista. No caso da circuncisão, aplica-se uma anestesia na região e retira-se a pele excedente. Após a cirurgia recomenda-se o repouso de um mês sem masturbação e relações sexuais, e normalmente pode haver um discreto sangramento nos primeiros 4 a 6 dias. A prepucioplastia é uma alternativa mais conservativa do que a circuncisão tradicional, permitindo o tratamento da fimose sem a retirada do prepúcio.
Além do tratamento cirúrgico, existe o tratamento com uma pomada de corticoides, aplicada aos graus 2 e 3 sob critério médico.
Por que Operar?
​​
Permitir a higiene adequada do pênis.
Permitir um relacionamento sexual satisfatório.
Evitar ou corrigir a PARAFIMOSE (quando o orifÃcio de abertura do prepúcio, por ser muito estreito, fica preso logo abaixo da glande, com dor, inchaço imediato e dificuldade de urinar.
Diminuir o risco de balanopostites (infeções do prepúcio e glande), infeções urinárias, doenças venéreas e do câncer no pênis.
Diminuir o risco de câncer de colo de útero na sua futura esposa.
Observações:
* A fimose não impede, nem prejudica o crescimento do pênis, portanto a cirurgia (postectomia) não vai ajudar o crescimento do mesmo.
​
